Como surgiu o Parque Estadual de Itaúnas?
Com a nova vila de Itaúnas, que foi contruida sobre um pasto, apresentou-se uma nova paisagem de beleza e tranquilidade, sem contar com as dunas que deixou a paisagem ainda mais atrativa, com isso o lugar tornou-se um novo ponto turistico do estado ganhando repercussão nacional.
Em 1986, através da Resolução CEC 08/86, as dunas de Itaúnas tornaram-se Patrimônio Histórico Paisagístico e Cultural do Estado do Espírito Santo e, em 1991, foi criado o Parque Estadual de Itaúnas.
Para quem quiser conhecer a história de Itaúnas vale a pena passar no Centro de Visitantes do Parque, o horário de funcionamento é das 08:30 ás 17:30.
Onde ficar em Itaúnas?
Há diversas pousadas, desde as mais em conta que cabem no bolso como algumas com o preço mais salgado, em sua maioria tem uma arquitetura rústica que combina bastante com o ambiente, é possivel encontrar também lugares que oferece área de camping. As duas pousadas que indico e que sei que são boas porque eu mesma tive a oportunidade de me hospedar foram a Dunas de Itaúnas com preços de acomodações acessiveis, possui quartos com ventilador, com ar condicionado, para casal, para solteiro e para a família toda, eles oferecem um café da manhã pra lá de delicioso e são bem receptivos.
A outra pousada que indico e que me hospedei na primeira e terceira visita à Itaúnas é a Pousada das Estrelas, aconchegante, rústica, com café da manhã delicioso, e uma piscina com direito a jatos de hidromassagem, a terceira vez que fui à Itaúnas optei a Pousada das Estrelas justamente pela piscina, como eu já conhecia, e sei que é um lugar maravilhoso para se hospedar não pensei duas vezes.
Ressaltando que há diversas opções de pousadas na vila, desde as mais baratas e que obviamente são mais simples até as mais caras que possui um serviço mais premium.
Onde comer em Itaúnas?
No centro da vila é possível encontrar restaurantes, lanchonetes e padarias. Vale destacar que em Itaúnas não possui bancos e caixa eletrônicos, em compensação a maioria dos lugares aceita cartão de crédito, porém é ideal reservar um dinheiro para levar caso ocorra algum imprevisto.
A alimentação tem desde pratos feitos com valores fixos e que são mais em conta, à lugares que oferece porções e pratos diferenciados. Tem também a opção de self service, você encontra essa opção no Restaurante Sabor Mineiro, a comida é deliciosa. Há outros estabelecimentos também com a opção de comer lanche, pizza, etc. E na praia/dunas possui barracas que oferecem porções e bebidas.
O que fazer em Itaúnas?
Itaúnas é uma vila bastante pacata e acolhedora, me sinto muito feliz quando vou lá, é um lugar pequeno, seguro, as pessoas são simpáticas.
No centro da vila podemos encontrar a Igreja Católica São Sebastião que compõe a paisagem junto com um tronco de uma árvore de pequi-vinagreiro, que tem aproximadamente 200 anos, a ideia de colocar o tronco na pracinha é para representar a época de desmatamento da Mata Atlântica do local, em que madeiras nobres eram retiradas para o comércio e espécies de menor valor, como o pequi-vinagreiro eram deixadas para trás.
Ao redor das dunas possui mais de 15 km de trilhas disponiveis, algumas são autoguiadas e outras necessitam da presença de um guia, dentre elas estão: trilha da borboleta, trilha do buraco do bicho, trilha do pescador, trilha do tamandaré, trilha da alméscar e trilha beira rio.
Para chegar às dunas pode ir pelas trilhas ou pela estrada até chegar as dunas, eu acho mais interessante a primeira vez que você for conhecer as dunas ir pela trilha do tamandaré, porque primeiro você passa pela vegetação, naquela expectativa de conhecer as dunas, chegando ao destino final que é a praia junto com as dunas.
Se você for com tempo vale a pena conhecer a Praia Riacho Doce que fica próximo a divisa do Espiríto Santo com a Bahia, aproveite para conhecer também a Praia Costa Dourada que pertence à Bahia. Em Itaúnas é oferecido serviços de passeio de buggy que leva até Praia Costa Dourada, Praia Dois e Praia de Riacho Doce, há também o passeio de caiaque ou canoa pelo rio Itaúnas e chega até a Ilha do Dominguinhos.
Não é o ano todo que Itaúnas é tão pacata, anualmente, no mês de julho, acontece o Festival Nacional de Forró, que leva inúmeros turistas à vila, com várias atrações compondo o gênero musical, mas é possível curtir um forró em Itaúnas também fora dessa época, é só acompanhar a programação do Forró Da Padaria para ver a disponibilidade de eventos.
E não vai embora sem antes apreciar o nascer do sol na linha do horizonte do mar ou o pôr do sol no extremo oposto ao oceano, é incrível.
Se já foi em Itaúnas me conte a sua experiência, se ainda não foi só digo uma coisa: vale a pena conhecer!