Conhecendo Autores: Augusto Cury

Olá meus lindos e lindas, tudo bem com vocês?
Hoje vim falar sobre um autor conhecido.


O autor que eu escolhi para conhecermos é Augusto Cury.
Augusto Jorge Cury (Colina - São Paulo, 2 de outubro de 1958) é médico psiquiatra, psicoterapeuta, pesquisador e escritor. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, revistas Veja e IstoÉ, Cury é considerado o autor mais lido da última década. Seus livros são publicados em mais de 70 países e já vendeu mais de 25 milhões de livros somente no Brasil. Recebeu o prêmio de melhor ficção do ano de 2009 da Academia Chinesa de Literatura, pelo livro - O Vendedor de Sonhos, inclusive será lançado como filme ainda esse ano, com data prevista para 18 de dezembro.
Tem 40 livros escritos, dentre eles os mais conhecidos O Futuro da Humanidade, A Ditadura da Beleza e a Revolução das Mulheres, Nunca Desista de Seus Sonhos, Ansiedade: Como Enfrentar o Mal do Século, De Gênio e Louco Todo Mundo Tem Um Pouco, O Vendedor de Sonhos, entre outros.


Foto de um trabalho feito sobre Augusto Cury no Ensino Médio.


Gosto muito dos livros do Augusto Cury, até hoje li três, O Futuro da Humanidade, Nunca Desista de Seus Sonhos (Já tem resenha no blog! clica aqui para ler a resenha.), e A Ditadura da Beleza e a Revolução das Mulheres
Talvez muitos não gostam por se tratar de livros de auto ajuda, um gênero que na verdade eu não sou muito fã, pois gosto mais de ficções e romances, mas Cury cria histórias, e isso eu acho legal. Ele cria para trazer a realidade para mais perto de nós, assim podemos entender o que ele nos quer transmitir.
Em O Futuro da Humanidade, o tabu que ele quer quebrar é a forma como olhamos para as pessoas ao nosso redor e as discriminamos facilmente. Na história Marco Polo é um estudante de medicina. Ao entrar na faculdade cheio de sonhos e expectativas, ele se vê diante de uma realidade dura e fria: a falta de respeito e sensibilidade dos professores em relação aos pacientes com transtornos psíquicos, que são marginalizados e tratados como se não tivessem identidade. Com isso, o jovem tenta provar que os pacientes com problemas psiquiátricos merecem mais atenção, respeito e dedicação, além de menos remédios.
Marco Polo conhece Falcão, um mendigo, que por muitos é um "invisível", "louco", mas o estudante o vê como um humano, e que deve ter muita história para contar, além de vê sabedoria em Falcão. O Futuro da Humanidade nos alerta sobre como tachamos nosso próximo, sobre como deixamos as coisas simples, e as melhores coisas da vida passarem despercebidas, o livro tenta abrir nossos olhos, nos ensina a abraçar árvores, a valorizar o simples, a ser humilde, e a olhar dentro das pessoas. Um mendigo não é menos humano que nós, ás vezes ele é até mais sábio.
Em Nunca Desista dos Seus Sonhos, aprendemos que sonhar é essencial, todos nós devemos ter sonhos, devemos ter nossas ambições, correr atrás e nunca desistir, porque adversidades virão, mas devemos ser persistentes, pois um dia nossa vitória há de chegar.
E por fim, A Ditadura da Beleza e a Revolução das Mulheres, aponta um mal que a sociedade feminina, e até mesmo a masculina vem sofrendo, A Ditadura da Beleza, será que existe o belo e o feio? Será que esse rótulo que a mídia, e a própria sociedade joga em nossas mentes é correta? Cury através de histórias nos mostra como a Ditadura da Beleza afeta a sociedade, e ela pode estar dentro de nós. Somos todos belos, devemos nos amar, devemos amar nosso EU, devemos ter um caso de amor conosco mesmo.
Gosto muito do que esse autor tenta nos transmitir, pois nos mostra que somos humanos, que devemos sentir, questionar, pensar, devemos valorizar o simples, devemos ter um caso de amor conosco mesmo, e principalmente devemos viver, não devemos ser telespectadores no palco do teatro da vida, mas devemos ser atores.



2 comentários:

  1. Eu gosto bastante do Augusto Cury, li uns três livros dele e desde que comecei a leitura do primeiro gostei bastante da forma como ele conta as história e escreve, li o "Ansiedade" e adorei demais!
    Um beijão <3

    Para Sempre Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, gosto muito das leituras também, ele vem a nos despertar sobre o que acontece ao nosso redor.
      Bjs

      Excluir

Oi, espero que tenha gostado de visitar o blog, não deixe de comentar a sua experiência aqui.
Beijos, e volte mais vezes, será sempre bem vindo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Jayhana De Nardi - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo