Resenha: Jornal Nacional - Modo de Fazer, de William Bonner

Olá meus lindos e lindas, como estão?
Estou sumida né? Estou aqui doidinha para postar uma resenha para vocês, mas cadê a coragem?! Férias dá preguiça. rsrs'
Hoje eu trouxe resenha de um livro. O livro de hoje não é romance, não é suspense, não é ação, o livro de hoje é sobre Jornalismo.
Como não amar? HAHA, mas para aqueles que não são Jornalistas, mas tem um pingo de curiosidade em saber como é, e como funciona o Jornal Nacional vale a pena dá uma lida nessa resenha, vai que você se interessa pelo livro, né?
Nome: Jornal Nacional - Modo de Fazer
Autor: William Bonner
Lançamento: 2009
Editora: Globo
Páginas: 248

Gênero: Comunicação Social - Jornalismo
Nota:



O livro foi escrito por William Bonner em 2009, quando o Jornal Nacional completava seus 40 anos. Construir um Jornal, completar seus 40 anos e ter credibilidade, requer muito, mas muito trabalho mesmo, e é exatamente isso que Bonner tenta nos transmitir. Este é um livro que indico para todos aqueles que querem ou cursam Jornalismo, mas ele não é só voltado para esse público, para aqueles que são leigos a leitura flui muito bem, pois Bonner tenta esclarecer cada assunto para todos. Não, não é uma receita para ser um excelente Jornalista, mas com essa leitura você já pode ter uma noção de como preparar um bom Jornal.
Ao preparar um Jornal, seja ele televisivo, ou impresso, é necessário uma equipe dedicada e bem disposta (como em todos os trabalhos, ou pelo menos a maioria rs). Bonner explica ao leitor como funciona o Jornal Nacional, o que já podemos usar como base, pois a maioria dos Jornais caminham do mesmo jeito, o que pode diferenciar é em suas editorias, por exemplo. O autor nos traz uma rotina de quem trabalha no Jornal Nacional, a pesquisa pelas notícias, que são buscadas por todas as filias da Rede Globo que estão espalhadas pelo País e até fora do Brasil, quais notícias vão para o Jornal Nacional, sendo a frase mais dita no livro:




Além disso, ele fala um pouco sobre reunião de pauta, espelho, lead, como escolhem os assuntos, o que é relevante e irrelevante, o que é feito se surge uma notícia de última hora e precisa ser noticiada na edição daquele dia, e etc. Tudo isso com clareza para os que são ou não leigos na área.
Ele fala sobre as notícias que foram mais repercutidas, como a morte do Papa João Paulo II, o ataque às Torres Gêmeas, e a Copa de 2006.
O que eu gostei bastante foi relatos de momentos que ocorrem como Jornalista. Por exemplo, o dia que ele anunciou a morte do Papa João Paulo II, ele disse que ao chegar em Roma tinha que ir rapidamente para onde seria a cobertura do Jornal Nacional, cujo estava apenas um funcionário do jornal com o tripé da câmera para garantir o lugar. Até certo ponto Bonner conseguiu ir de carro, mas chegou em determinado momento que teve que ir a pé, o que não era nada fácil, pois de um lado havia uma barreira com guardas que não o deixaram passar, e a sua frente havia milhares de pessoas que o impediam de andar, foi então que surgiu uma “luz no fim do túnel”, algumas freiras iam passando, e as pessoas abriam o caminho para elas, foi assim que ele as seguiu, logo elas o reconheceram e até pediram que ele mandasse um abraço para Fátima Bernardes. Rs’
Acho muito legal, porque ao mesmo tempo que você trabalha, há uma diversão, eu gosto disso, adoro quando as coisas se resolvem, adoro quando sempre há alguém que com um gesto simples acaba ajudando. Assim como é legal vê você sendo reconhecido pelo que faz, e o Bonner é reconhecido por onde passa.
A leitura às vezes pode ser bem repetitiva, mas acredito que isso seja porque o autor quer deixar as coisas bem claras e fáceis de serem entendidas. Adorei o livro e super recomendo a leitura.


Se interessou e quer comprar? Confira aqui!

2 comentários:

  1. Não sou muito de ler, ainda mais livro sobre jornal kkkkkkk
    mais achei bem bacana, para você então deve ser ótimo!
    beeijos

    http://www.feminicescorderosa.com/

    ResponderExcluir

Oi, espero que tenha gostado de visitar o blog, não deixe de comentar a sua experiência aqui.
Beijos, e volte mais vezes, será sempre bem vindo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Jayhana De Nardi - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo