Resenha: Jornal Nacional - Modo de Fazer, de William Bonner

A resenha do livro de hoje não é romance, não é suspense, não é ação, é sobre jornalismo.
Como não amar? haha'
Mas para aqueles que não são jornalistas, mas tem curiosidade em saber como é, e como funciona o Jornal Nacional vale a pena dá uma lida nessa resenha, vai que você se interessa pelo livro, né?


Nome: Jornal Nacional - Modo de Fazer
GêneroComunicação Social - Jornalismo
Autor: William Bonner
Lançamento: 2009
Editora: Globo
Páginas: 248



Resenha:
William Bonemer Junior, mais conhecido como William Bonner é editor-chefe e apresentador do Jornal Nacional transmitido pela TV Globo. Em 2009, quando o Jornal Nacional completava seus 40 anos ele publicou o livro Jornal Nacional - Modo de Fazer. Construir um jornal, completar seus 40 anos e ter credibilidade, requer muito, mas muito trabalho mesmo, e é exatamente isso que William Bonner tenta nos transmitir.
Este é um livro que indico para todos que querem ou cursam jornalismo, porém indico também àqueles que não são jornalistas e nem tem a intenção de ser, mas tem curiosidade de saber como é preparado o Jornal Nacional. 
O livro não traz uma receita para ser um excelente jornalista, mas com essa leitura você pode ter uma noção de como preparar um bom jornal. Ao preparar uma notícia jornalística, seja ela para a TV ou para outro meio de comunicação, é necessário uma equipe dedicada e bem disposta. O autor nos traz a rotina de quem trabalha no Jornal Nacional, como funciona a pesquisa pelas notícias, que são buscadas por todas as filiais da Rede Globo que estão espalhadas pelo país e até fora do Brasil, e quais notícias vão para o Jornal Nacional, sendo a frase mais dita no livro:




Além disso, ele fala sobre a reunião de pauta, espelho, lead, como escolhem os assuntos, o que é relevante e irrelevante, o que é feito se surge uma notícia de última hora e precisa ser noticiada na edição daquele dia, e etc. Tudo isso com clareza para os que são ou não leigos na área.
Ele fala sobre as notícias que foram mais repercutidas, como a morte do Papa João Paulo II, o ataque às Torres Gêmeas, e a Copa de 2006.
O que eu gostei bastante foram os relatos de momentos que ocorreram com ele, como por exemplo o dia que ele anunciou a morte do Papa João Paulo II, ele disse que ao chegar em Roma tinha que ir rapidamente para aonde seria a cobertura do Jornal Nacional, lá estava apenas um funcionário do jornal com o tripé da câmera para garantir o lugar, até certo ponto William Bonner conseguiu ir de carro, mas chegou em um determinado momento que teve que ir a pé, o que não era nada fácil, pois de um lado havia uma barreira com guardas que não o deixaram passar, e a sua frente havia milhares de pessoas que o impediam de andar, foi então que surgiu uma “luz no fim do túnel”, algumas freiras iam passando, e as pessoas abriam o caminho para elas, foi assim que ele as seguiu, logo elas o reconheceram e até pediram que ele mandasse um abraço para Fátima Bernardes. haha’
Acho muito legal, porque ao mesmo tempo que você trabalha, há uma descontração, eu gosto disso, adoro quando as coisas se resolvem, adoro quando sempre há alguém que com um gesto simples acaba ajudando. Assim como é legal vê você sendo reconhecido pelo que faz, e o William Bonner é reconhecido por onde passa.
A leitura às vezes pode ser bem repetitiva, mas acredito que isso seja porque o autor quer deixar as coisas bem claras e fáceis de serem entendidas. Adorei o livro e super recomendo a leitura.



Se interessou e quer comprar? Confira aqui!

4 comentários:

  1. Não sou muito de ler, ainda mais livro sobre jornal kkkkkkk
    mais achei bem bacana, para você então deve ser ótimo!
    beeijos

    http://www.feminicescorderosa.com/

    ResponderExcluir
  2. Amei essa resenha do Bonner. Ele e simples e objective. Ja encomendei a obra para mim.
    Bjks

    ResponderExcluir

Oi, espero que tenha gostado de visitar o blog, não deixe de comentar a sua experiência aqui.
Beijos, e volte mais vezes, será sempre bem vindo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Jayhana De Nardi 2015-2019 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo