O que preciso saber antes de cursar Jornalismo?

Se você caiu aqui de paraquedas provavelmente quis tirar a seguinte dúvida "devo ou não cursar jornalismo?" e espero que tudo que eu trouxer neste post possa sanar a sua dúvida ou pelo menos orientá-la (o) melhor.
Quando decidi fazer o curso não sabia exatamente o que eu queria cursar, qual era a área que eu iria trabalhar. Naquela época eu estava no meu primeiro emprego e era no setor administrativo de uma empresa, mas eu sabia de uma coisa: odiava cálculos e não quis fazer o curso de administração justamente por isso. Cogitei cursar letras baseado no fato de que sempre amei ler e escrever, mas quando me imaginei sendo professora desisti da ideia, então optei pelo jornalismo, não eu não sonhava em aparecer na TV, mas eu amava folhear as revistas da Capricho, Todateen, Yess!Teen e amava escrever, então me imaginei de repente trabalhando em uma editora.
Fiz a prova do Enem no final de  2014, me candidatei no Prouni para concorrer a bolsa de estudos do curso de Comunicação Social - Jornalismo e graças a Deus consegui a vaga, em 2018 conclui a graduação.
Atualmente (2023) não trabalho na área, continuei no setor administrativo, mas por opção minha, e não tenho nenhum arrependimento de ter cursado jornalismo, pelo contrário tenho muito orgulho.
Estou contando a minha história para compartilhar com você um pouco da minha experiência. O fato de eu não atuar na área não quer dizer que não vale a pena.
Vamos fazer um teste: se imagina trabalhando na área de jornalismo, isso te traz paz? você gosta dessa sensação? Nós temos a resposta dentro de nós mesmos o tempo todo, basta pararmos para nos ouvir! (desde o começo eu já imaginava que não trabalharia na área, mas não tive vontade de desistir do curso em momento algum, justamente por gostar de tudo que eu estava aprendendo).
É interessante ressaltar aqui que jornalismo não é só trabalhar na TV de frente as câmeras como muitos pensam, e a maioria pensa isso, tanto quem cursa quanto as pessoas de fora, porque quando falamos de "jornalismo" todos logo lembram do William Bonner e Fátima Bernades. Porém existem várias áreas dentro do jornalismo para qual você pode optar, então opção é o que não falta e mercado também não. Todo tipo de serviço tem seu mercado, suas concorrências, suas vantagens e desvantagens. O seu sucesso só depende de você, do seu esforço e aonde você quer chegar!
Mesmo que eu não trabalhe diretamente com o jornalismo, ele ainda se faz muito presente na minha vida, afinal não é atoa que tenho um blog né? Me comunicar, escrever, dar minha opinião faz parte de mim!
Hoje resolvi separar três tópicos para você a respeito do curso de jornalismo. O primeiro tópico é curso de jornalismo, que irei explicar sobre o curso e porque eu o escolhi, o segundo tópico é o que eu descobri na faculdade, a gente sempre tem uma descoberta né? Se você ainda não teve, espero que tenha, é surpreendente, e a terceira para finalizar eu falarei sobre um tema que me atraiu e muito que é marketing






CURSO DE JORNALISMO

Se você está ai pensando: "devo ou não devo cursar este curso?" eu digo DEVE.
Gosta de ler, escrever, se comunicar, é curiosa (o)? Então FAÇA!
Porque o jornalismo envolve principalmente esses três elementos LEITURA, ESCRITA E COMUNICAÇÃO, e o principal de todos é a COMUNICAÇÃO.
Se o jornalismo é o que você gosta, é o que você quer, faça e não dê ouvidos ao que os outros falam, porque muitas pessoas chegarão a você e dirão que não valerá a pena. Quantas e quantas pessoas falaram: "Não faz esse curso porque não tem mercado, não tem demanda para isso, você vai ficar sem emprego!".
Eu não atuei na área porque eu não me interessei em ir atrás, mas se a pessoa tiver interesse, demonstrar, buscar conhecimento e mostrar serviço muitas portas irão se abrir, ressalto aqui que isso não é somente para a área do jornalismo, mas para todas as áreas.
No primeiro período do curso aprendi muitas coisas, e vai por mim o que aumenta mesmo o seu currículo não é o que você tem a preencher lá naquele papel não, é o que você tem a preencher no seu conhecimento!
Quanto mais estudo, quanto mais você estiver informada (o) melhor será.
Outra coisa muito importante que devo destacar é que quando fiz o curso eu imaginava que os setores permaneceriam separados, quem não tinha vergonha de aparecer de frente as câmeras se especializaria em trabalhar na TV, quem gosta de escrever iria trabalhar na redação, mas os tempos mudaram e continuam mudando e precisamos nos reinventar junto ao mercado, atualmente temos que ser multitarefas, saber fazer de tudo um pouco, hoje o jornalismo tem que estar em todas as plataformas digitais para poder atingir mais pessoas.
Em relação ao curso a graduação é de 4 anos e a grade curricular varia de instituição para instituição, mas saiba que lidará com muita leitura. Tem aulas práticas e teóricas, esta última muitas vezes não damos importância, mas elas são tão essências quanto a prática. Se você optar por fazer o curso é interessante olhar a grade curricular que a instituição oferta. E se você pensa que não terá nenhuma aula que tenha cálculos está muito enganada (o), eu pelo menos tive duas matérias, mas conseguir passar por elas tranquilamente. haha'
Algumas das matérias que tive na minha grade curricular foram: Fotojornalismo, Cultura da Mídias, Comunicação Empresarial, Marketing, Economia, dentre outras.
Eu escolhi o curso de jornalismo porque tem duas coisas que amo muito, que é escrever (você já deve ter percebido pelos textos, haha') e ler, porém eu descobri na faculdade que tenho mais uma paixão, e esse é o tema do segundo e último tópico.


O QUE EU DESCOBRI NA FACULDADE

Estamos sempre em constantes descobertas não é?
Ao cursar jornalismo descobri que tinha uma paixão imensa por comunicação, eu adoro me comunicar, conversar com as pessoas, interagir, isso me deixa muito feliz! E convenhamos não é atoa que o nome do curso é "Comunicação Social - Jornalismo", passamos a maior parte do tempo lidando com pessoas, falando de pessoas, trazendo notícias para pessoas.
Outra coisa que descobri na faculdade e é um assunto que me interessa muito é o tema do terceiro tópico.


MARKETING

O que é Marketing?
Se você acha que marketing é só vendas e propagandas está muito enganada (o)!
Marketing vai muito além das vendas e propagandas, sim os dois são ferramentas do marketing, mas é mais do que isso, é desde a ideia do produto que vai ser lançado no mercado até o pós-venda, sim o marketing não termina quando o produto é vendido.
E se você acha esse mundo fascinante tanto quanto eu pega um caderno e uma caneta que estudaremos mais no post "o que é marketing e comunicação empresarial?".




Conteúdos que podem ser do seu interesse:

2 comentários:

  1. Estou doida para fazer Marketing, mas achava que era somente vendas e propagandas rs! Vou acompanhar aqui <3<3
    http://blogevelynbard.blogspot.com.br/ 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ixi, Marketing é muito mais que isso, e até eu que nem era tão chegada assim, adooooooooooreeeeei o pouco que estudei, você vaai amar. <3
      Pode fazer, super recomendo! ;)

      Excluir

Oi, espero que tenha gostado de visitar o blog, não deixe de comentar a sua experiência aqui.
Beijos, e volte mais vezes, será sempre bem vindo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Jayhana De Nardi 2015-2019 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo